Leia o artigo abaixo:
Gorlatch, S. Send-receive considered harmful: Myths and realities of message passing. ACM Transactions on Programming Languages and Systems (TOPLAS), vol. 26, n. 1, pp. 47-56, 2004. Disponível em: http://portal.acm.org/citation.cfm?id=963780 (acesso somente na UFSM ou via proxy).
Agora responda às seguintes questões, com base na sua experiência atual com MPI (que não é muita, mas deve ser valorizada ;-)):
Dentre os problemas com send/receive apresentados pelo autor, explique e argumente sobre aquele que você achou MAIS relevante ou MENOS relevante.
Dentre as vantagens da comunicação coletiva defendidas pelo autor, explique e argumente sobre aquela que você achou MAIS relevante ou MENOS relevante.
Parte 2
Nesta parte do trabalho, você vai ter que entender e explicar uma função do MPI para comunicação coletiva, conforme o roteiro abaixo:
Busque documentação sobre a função e assegure-se de que entendeu minimamente seu funcionamento.
Busque pelo menos 2 exemplos de pequenos programas que usem a função e teste-os na linux01 ou linux02, verificando se funcionaram como esperado.
Faça modificações em um dos exemplos, mudando a forma de uso da função (por exemplo, variando o tipo e/ou tamanho dos dados, os processos, etc.). Coloque seu programa modificado em um repositório e indique no código onde encontrou o programa original.
Crie slides sobre a função no Google Drive, incluindo: explicação sobre o funcionamento, referências, trechos de programas (com explicações), screenshots de execução, link para o código dos programas e alguma informação extra à sua escolha (dificuldade encontrada, curiosidade observada, resultado de medições, etc.).
Funções
A tabela abaixo tem as funções distribuídas em aula. Alunos que não estavam na aula devem enviar e-mail à professora para saber qual função estudar.
Função
Aluno
MPI_Bcast
Kevin
MPI_Barrier
Marcelo
MPI_Scatter
Luisa
MPI_Gather
Vinicius
MPI_Allgather
Otavio
MPI_Reduce
Vitor
MPI_Allreduce
Guilherme
MPI_Reduce_scatter
Rafael
MPI_Alltoall
Matheus
MPI_Scan
?
Entrega
Este trabalho é individual!
Compartilhe os slides no Google Drive usando opção avançada 'qualquer um com o link pode comentar'.