UFSM > Ciência da Computação

Primeiro Semestre de 2013
Professora: Juliana Kaizer Vizzotto

Introdução à programação em C

  1. Nosso Primeiro Programa em C:

    1  /* Primeiro Programa Exemplo 
    2   Data: 12/03/2012 */
    3  #include<stdio.h>
    4
    5  int main(void){
    6     int n1,n2,res;
    7     printf("\n Digite o primeiro numero: ");
    8     scanf("%d",&n1);
    9     printf("\n Digite o segundo numero: ");
    10    scanf("%d",&n2);
    11    res = n1+n2;
    12    printf("\n Resultado=%d",res);
    13    return 0; /* indica que o programa terminou com sucesso */
    14
    15 } /* fim da funçã main */
    

  2. Comentários: as linhas 1 e 2 começam com `*/` e terminam com `*/`, o que indica que essas duas linhas são comentários. Você deve sempre inserir comentários para documentar os programas e melhor a legibilidade deles. Os comentários não são executados, eles são ignorados pelo compilador C e não geram nenhum tipo de código em linguagem de máquina. CUIDADO: não esqueça de sempre encerrar os comentários com `*/`.

  3. Includes: a linha 3 diz ao pré-processador que inclua no programa o conteúdo do cabeçalho-padrão de entrada/saída. Esse cabeçalho contém informações e protótipos das funções básicas de entrada e saída, como por exemplo `printf` e `scanf`.

  4. Main: a linha 5 faz parte de todo o programa em C. O main é a função principal do programa em C. O `int` antes do `main` é o tipo de retorno da função main e os parênteses indicam os parâmetros da função. Nesse caso, a função não possui parâmetros de entrada, nesse caso usa-se o `void`. Todos os programas em C começam a executar a partir da função `main`.

  5. Blocos: As chaves são os delimitadores de blocos. Nunca esqueça de fechar TODOS os blocos abertos!

  6. Declarações: na linha 6 declaramos 3 variáveis do tipo inteiro. Lembrando que `n1,n2 e res` são nomes das variáveis. Variáveis são abstrações para a memória do computador! Toda variável deve ter um nome e um tipo. Sempre, antes de usarmos alguma variável, devemos declará-la. Um nome de variável em C é qualquer identificador válido. Um identificador consiste em uma série de caracteres composta por letras, dígitos e o caractere sublinhado. A linguagem C é sensível a maiúsculas e minúsculas, i.e., elas são diferentes. Lembre-se de sempre usar nomes intuitivos para as variáveis nos seus programas.

  7. Comando de Saída (Escrever): na linha 7 usamos o comando de saída de dados na tela. O comando `printf` imprime na tela a string de caracteres marcada pelas aspas. Uma string também é chamada de mensagem ou literal. Lembre-se que cada instrução ou comando sempre deve terminar com o ponto e vírgula. Note o uso do `\n `, o qual não é exibido na tela. A barra invertida é chamada de caractere de escape. A sequência de escape `\n` significa nova linha (newline).

  8. Comando de entrada (Ler): na linha 8 usamos o comando de entrada de dados padrão, que normalmente é o teclado. Esse `scanf` tem dois argumentos: `"%d" e &n1`. O primeri argumento é uma string de controle de formato e indica o tipo de dado que deve ser digitado pelo usuário. O `%d` indica que os dados devem ser um número inteiro (a letra d significa inteiro decimal). O segundo argumento começa com um `&`, chamado de operador de endereço na linguagem C, seguindo pelo nome da variável. O `&` combinado com o nome da variável, informa à função `scanf` o local (endereço físico) na memória em que a variável `n1` está armazenada. O computador então armazena o número inteiro digitado pelo usuário nesse local. DICA: inclua um espaço após a vírgula para que os programas fiquem mais legíveis.

  9. Quando o computador executa o `scanf`, ele espera o usuário digital um valor para a variável. O usuário deve responder digitando o número e apertando a tecla Enter para enviar o número.

  10. Identação (ou indentação ou endentação): origina da palavra inglês `indentation`, que signifca recuo. É um termo aplicado ao código fonte de um programa para indicar que os elementos hierarquicamente dispostos têm o mesmo avanço relativamente à posição (x,0).Sempre cuide para que seus programas sejam identados!

Página criada em: Ter Abr 09 15:00:00 BRT 2013. Última atualização em: Tue Apr 9 15:06:49 2013. Autoria: Juliana Kaizer Vizzotto.