ELC1065 - Laboratório de Programação I
Primeiro Semestre de 2013
Professora: Juliana Kaizer Vizzotto
Introdução à programação em C
- Nosso Primeiro Programa em C:
1 /* Primeiro Programa Exemplo 2 Data: 12/03/2012 */ 3 #include<stdio.h> 4 5 int main(void){ 6 int n1,n2,res; 7 printf("\n Digite o primeiro numero: "); 8 scanf("%d",&n1); 9 printf("\n Digite o segundo numero: "); 10 scanf("%d",&n2); 11 res = n1+n2; 12 printf("\n Resultado=%d",res); 13 return 0; /* indica que o programa terminou com sucesso */ 14 15 } /* fim da funçã main */
- Comentários: as linhas 1 e 2 começam com
`*/`
e terminam com`*/`
, o que indica que essas duas linhas são comentários. Você deve sempre inserir comentários para documentar os programas e melhor a legibilidade deles. Os comentários não são executados, eles são ignorados pelo compilador C e não geram nenhum tipo de código em linguagem de máquina. CUIDADO: não esqueça de sempre encerrar os comentários com`*/`
. - Includes: a linha 3 diz ao pré-processador que inclua no programa o conteúdo do
cabeçalho-padrão de entrada/saída. Esse cabeçalho contém informações e protótipos das
funções básicas de entrada e saída, como por exemplo
`printf`
e`scanf`
. - Main: a linha 5 faz parte de todo o programa em C. O main é a função principal do programa em C.
O
`int`
antes do`main`
é o tipo de retorno da função main e os parênteses indicam os parâmetros da função. Nesse caso, a função não possui parâmetros de entrada, nesse caso usa-se o`void`
. Todos os programas em C começam a executar a partir da função`main`
. - Blocos: As chaves são os delimitadores de blocos. Nunca esqueça de fechar TODOS os blocos abertos!
- Declarações: na linha 6 declaramos 3 variáveis do tipo inteiro. Lembrando que
`n1,n2 e res`
são nomes das variáveis. Variáveis são abstrações para a memória do computador! Toda variável deve ter um nome e um tipo. Sempre, antes de usarmos alguma variável, devemos declará-la. Um nome de variável em C é qualquer identificador válido. Um identificador consiste em uma série de caracteres composta por letras, dígitos e o caractere sublinhado. A linguagem C é sensível a maiúsculas e minúsculas, i.e., elas são diferentes. Lembre-se de sempre usar nomes intuitivos para as variáveis nos seus programas. - Comando de Saída (Escrever): na linha 7 usamos o comando de saída de dados na tela. O comando
`printf`
imprime na tela a string de caracteres marcada pelas aspas. Uma string também é chamada de mensagem ou literal. Lembre-se que cada instrução ou comando sempre deve terminar com o ponto e vírgula. Note o uso do`\n `
, o qual não é exibido na tela. A barra invertida é chamada de caractere de escape. A sequência de escape`\n`
significa nova linha (newline). - Comando de entrada (Ler): na linha 8 usamos o comando de entrada de dados padrão, que normalmente é o teclado.
Esse
`scanf`
tem dois argumentos:`"%d" e &n1`
. O primeri argumento é uma string de controle de formato e indica o tipo de dado que deve ser digitado pelo usuário. O`%d`
indica que os dados devem ser um número inteiro (a letra d significa inteiro decimal). O segundo argumento começa com um`&`
, chamado de operador de endereço na linguagem C, seguindo pelo nome da variável. O`&`
combinado com o nome da variável, informa à função`scanf`
o local (endereço físico) na memória em que a variável`n1`
está armazenada. O computador então armazena o número inteiro digitado pelo usuário nesse local. DICA: inclua um espaço após a vírgula para que os programas fiquem mais legíveis. - Quando o computador executa o
`scanf`
, ele espera o usuário digital um valor para a variável. O usuário deve responder digitando o número e apertando a tecla Enter para enviar o número. - Identação (ou indentação ou endentação): origina da palavra inglês
`indentation`
, que signifca recuo. É um termo aplicado ao código fonte de um programa para indicar que os elementos hierarquicamente dispostos têm o mesmo avanço relativamente à posição (x,0).Sempre cuide para que seus programas sejam identados!