UFSM > Ciência da Computação

Primeiro Semestre de 2013
Professora: Juliana Kaizer Vizzotto

Introdução ao Codeblocks

1. O Codeblocks é uma IDE (do inglês Integrated Development Environment ou Ambiente de Programação Integrado) que permite programação principalmente nas linguagens C e C++, mas também pode ser utilizado para outras linguagens como Python, por exemplo.

2. Inicialmente, vamos aprender como fazer as operações mais simples no Codeblocks: criar um projeto, compilar, executar e depurar.

3. Na figura abaixo podemos verificar a aparência da IDE. A parte direita é usada principalmente para a edição de arquivos. Como é um editor com abas, podemos editar vários arquivos ao mesmo tempo. Abaixo do editor, temos a janela de mensagens, que imprime principalmente os resultados de compilação de programas. Na parte esquerda temos a aba com as informações do projeto com seus arquivos.

1. Para criar um projeto, deve-se selecionar a opção ` File >> New >> Project `. Para construir o projeto, precisamos basicamente colocar um nome e um diretório para armazenamento, assim como selecionar a linguagem (C ou C++) e o tipo de aplicação.

2. O tipo de aplicação mais adequado é chamado de ` Console Application `, como mostra a figura abaixo.

3. Na sequência seleciona-se a linguagem de programação a ser utilizada no projeto. A IDE oferece por default as linguagens C ou C++.

4. Depois de selecionar a linguagem é necessário escolher um nome para o projeto e um diretório para armazenamento, como ilustrado a seguir.

5. A seguir é necessário selecionar um compilador para ser utilizado, assim como modos de compilação:

6. Em geral os perfis oferecidos inicialmente pela IDE são adequados para os nossos projetos de aula, i.e., utilizar o compilador `GNU CGG compiler`. O debug servirá para o processo de análise do programa. Como o próprio nome diz, o processo de debug é a fase de busca e redução de bugs no programa.

7. Pronto! Após clicar em `finish`, o projeto foi criado, assim como o arquivo `main.c` (do inglês, main significa principal), que aparecerá no diretório escolhido como arquivo principal de compilação.

8. Agora que o projeto foi criado, você pode observá-lo na aba `Management`. Se você clicar sobre o projeto, ele vai abrir os arquivos criados automaticamente com a criação do projeto. Você pode criar no arquivo `main.c` para editá-lo na aba de edição à direita.

Página criada em: Ter Abr 09 15:00:00 BRT 2013. Última atualização em: Thu Apr 11 12:12:47 2013. Autoria: Juliana Kaizer Vizzotto.