UFSM > Ciência da Computação > ELC117 - Paradigmas de Programação

Conceitos I

Java é uma linguagem compilada. No entando, seu compilador não gera código para um processador específico, mas sim para uma máquina virtual Java (JVM - Java Virtual Machine). Os programas Java são, portanto, portáveis sobre todos os computadores para os quais existir uma implementação da JVM. Desta forma, Java tem o benefício de linguagens compiladas, e das linguagens interpretadas.

Exercícios

  1. A execução de um programa compilado é mais eficiente que a execução de um programa pelo processo de interpretação. Por quê?

  2. O que é um arquivo .java?

  3. O que é um arquivo .class?

  4. O que é o aplicativo javac?

  5. O que é o aplicativo java?

Conceitos II

Vimos que o princípio da orientação a objetos está associado ao encapsulamento de comportamento. Neste paradigma, a única forma de fazer evoluir um programa é permitir que objetos compartilhem dados entre si através de trocas explícitas de mensagens. Uma mensagem consiste em uma requisição, onde o objeto requisitante envia uma solicitação de serviço para o objeto requisitado. Esse serviço, precisa pertencer à interface de serviços oferecida pelo objeto requisitado. Em orientação a objetos, um serviço é especificado para um objeto como um método. Um método pode ser de acesso, o qual permite a leitura de informações que estão localizadas no contexto do objeto requisitado, ou de modificação, que possui a capacidade de alterar alguma informação armazenada no contexto do objeto. Estas informações, representadas por dados armazenados no contexto do objeto, são chamadas de atributos - objetos possuem atributos representando seu estado interno.

Na programação Orientada a Objetos, a evolução da execução se dá através da interação entre objetos. Os objetos trocam mensgans entre si. Um objeto que deseja mandar uma mensagem a um outro objeto necessita de alguma referência sobre o objeto destino. Um objeto é apenas referenciado, ou seja, ele não se encontra contido no estado interno do objeto que o referencia. Desta forma, é possível que um mesmo objeto seja referenciado por dois ou mais objetos ao mesmo tempo

Exercícios

  1. Faz sentido em programa OO, a existência de um objeto que não seja referenciado por nenhum objeto?

  2. Dois objetos da mesma classe, podem possuir o mesmo valor para alguns ou todos os seus atributos?

  3. Diferencie variável e referência de objetos.

  4. Diferencie classe de objeto.

  5. O que é um arquivo .jar em java?

  6. Implemente uma classe para objetos capazes de calcular o desempenho de uma turma. Este desempenho deve ser apresentado, segundo a necessidade do usuário, como média aritmética ou harmônica. Para implementar esta classe identifique: os atributos necessários, o valor inicial para os atributos e os métodos que devem ser implementados. Faça um programa teste, com um método main para testar a sua classe.

  7. O que é sobrecarga de método. Faça um programa para exemplificar sua resposta.
  1. Implemente uma classe para conter informações sobre um funcionário de uma empresa. Define os atributos, incluindo informações sobre o salário que o funcionário deve receber por hora trabalhada. Implemente para esta classe pelo menos três métodos construtores: um que receba apenas o nome do funcionário e assuma valores default para os outros atributos, o outro construtor deve receber, além do nome, o valor que o funcionário recebe por hora trabalhada. Indentifique e implemente outros métodos que achares adequado para essa classe. Faça um programa teste, com um método main para testar a sua classe.

  2. Implemente uma classe empresa a qual faz referência a objetos da classe funcionário do exercício anterior.

Material de Apoio

Página criada em: Seg Oct 25 9:57:08 BRT 2010. Última atualização em: Mon Oct 25 23:40:58 2010. Autoria: Juliana Kaizer Vizzotto.