Componentes de computadores


O comportamento consumista da atual sociedade contribui para o aumento da geração de lixo eletrônico, visto que o avanço rápido da tecnologia de computadores, por exemplo, torna obsoleta nossa máquina de hoje em relaçáo àquelas disponíveis amanhã. Isso desperta a necessidade de troca do equipamento para manter-se atualizado. No entanto, o que fazemos com aquele computador, hoje já ultrapassado?

Existem aqueles que simplesmente não se desfazem da máquina, a reutilizando para outros fins aos quais ela tenha a capacidade de suprir suas necessidades. Porém, existem pessoas que não possuem mais utilidade alguma ao computador antigo, ou mesmo por falta de espaço, acabam por jogá-lo no lixo, sem consciência das consequências que isso pode trazer ao meio-ambiente.


        Riscos associados

O despejo inapropriado de componentes de computadores em locais indevidos, como os lixões, trazem más consequências ao meio-ambiente. Confira abaixo os elementos tóxicos que compõem os mesmos e suas influências diretas à saúde do homem:

Chumbo: os danos causados envolvem danos aos sistemas nervosos e sanguineo.

Mercúrio: danos cerebrais e ao fígado.

Cádmio: envenenamento, danos aos ossos, rins e pulmões, e afeta o sistema nervoso.

Berílio: câncer no pulmão.

PVC: se queimado e inalado pode causar problemas respiratórios.



        Quem recebe esses componentes?

Em Santa Maria/RS, o Centro Marista de Inclusão Digital (CMID) recebe esse tipo de equipamento para a realização do recondicionamento e reciclagem.

Para maiores informações sobre o CMID, consulte Contatos no menu acima.



        Artigos sobre o assunto

[1]Novos padrões para o lixo eletrônico. Publicado em 23 de junho de 2008.

[2]Reciclagem renova mercado da informática. Publicado em 30 de janeiro de 2008.



   Topo    |    Home