SCV
4.2.1
Simple Components for Visual
|
O SCV é uma API (Application Programming Interface) de facilitação na construção de interfaces de usuário (GUI - Graphic User Interface), orientada ao uso de um programador com experiência na linguagem de programação C++. O SCV está implementado sobre a API gráfica OpenGL. Existe uma estrutura hierárquica de componentes, onde cada componente é responsável por desenhar os componentes contidos nele. O componentes utilizam a fucionalidade de scissors do OpenGL para fazer a limitação da área de desenho para apenas o retângulo que engloba o componente, além de fazer o desenho dele mesmo, utilizando mapas de textura, compartilhados por todas as instâncias do mesmo tipo de componente, e fontes, representadas com uma textura contendo todos os caracteres, compartilhada em nível global. Esquemas de cor são implementados modulando-se a cor das texturas dos componentes. A interação entre componentes e o código do usuário da biblioteca faz-se utilizando callbacks, presentes como funções virtuais nos componentes, que devem ser herdados.
São disponibilizados três manuais para o usuário:
As versões do SCV para download estão disponíveis em:
A placa de vídeo deve ter suporte a shader. Segue lista das primeiras gerações suportadas de vários fabricantes.
Este projeto foi desenvolvido na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), entre 2007 e 2012, pelos seguintes membros:
Desenvolvedores das versões anteriores do SCV:
Pesquisas Iniciais sobre APIs Gráficas