ABC LEGAL -Software educacional para ensino do alfabeto em multimídia interativa

Acadêmicas do curso superior em Processamento de Dados: Ana Cristina Hoer Jungton - jungton@andros.inf.pucrs.br , Liseama Bastos Riemenschneider, Marieli Machado Tarragó - marieli@zaz.com.br , Simone Dalla Corte.

Orientação e Apoio Técnico: Santos Pedrozo Viana - santos@inf.ufsm.brwww.inf.ufsm.br/~santos

Faculdade Franciscana – UNIFRAwww.unifran-rs.br

Palavras-chave: Multimídia interativa – Alfabetização

Resumo:

Apresentamos o ABC LEGAL, um software educacional para o ensino do alfabeto. Este foi desenvolvido em multimídia interativa para a aplicação no ensino fundamental. Numa tentativa de transformar o ensino do alfabeto em uma atividade mais atrativa e prazerosa para as crianças é que surgiu a idéia do ABC LEGAL. Foram publicadas telas de exemplo juntamente com uma versão demo para Download (BREVE).

1. Introdução:

Devido a evolução tecnológica atual , há uma crescente e inquietante busca para adequar o processo educacional dentro destas mudanças, reformulando a maneira de ensino, uma vez que existem muitos atrativos que chamam a atenção das crianças para si (videogames, televisão, ...), desestimulando o seu interesse pela escola. Este problema de desinteresse pelo ensino fez com que educadores buscassem uma maneira de atrair novamente a atenção das crianças para o ensino. É aí que os sistemas multimídia, que possibilitam o aprendizado, despertando um maior interesse e tornando o ensino mais prazeroso para a criança.

Numa tentativa de transformar o ensino do alfabeto uma atividade atrativa e prazerosa para as crianças é que surgiu a idéia do ABC LEGAL, que será abordado no final deste artigo.

2. Sistemas Multimídia:

A evolução dos sistemas multimídia, que tiveram início em 1945 quando Vannevar Bush propôs MEMEX (Sistema conceitualmente capaz de suportar as formas segundo as quais os seres humanos organizam seu pensamento), tiveram um crescente avanço na segunda metade da década de oitenta devido a popularização dos computadores pessoais.

Segundo (FERNANDES, 1997), sistemas multimídia podem ser definidos como produtos de software que permitem criar e manter conjuntos de trechos de informações interligados de forma não seqüencial e/ou não linear.

Um sistema multimídia reúne recursos de som, imagem, textos, gráficos e animações que o tornam excelentes atrativos. Além disso, um dos principais fatores para a popularização da multimídia é a possibilidade do usuário "navegar" em um conjunto de nós de forma intuitiva, buscando as informações desejadas.

3. Multimídia Educacional:

(KOZMA, 1987) entende que sistemas multimídia podem ser ferramentas cognitivas poderosas porque podem auxiliar o aluno na realização de tarefas que exigem a manipulação de informações complexas e no desenvolvimento de processos cognitivos, reduzindo a sobrecarga dos mesmos.

Para desenvolver um software educacional de qualidade a equipe de trabalho deve conter dois profissionais imprescindíveis: um na área de ensino/pedagogia e outro na área de informática.

(STAHL) destaca que dentre os problemas do uso dos computadores nas escolas estão:

A maioria dos softwares educacionais disponíveis não apresentam qualidade para aprendizagem do aluno, sendo inadequados em quantidade e variedade. A produção de um software educacional é cara, complexa e consome bastante tempo. Entretanto, com o crescente uso dos computadores tem havido um aumento na demanda por bons programas, o que acarreta redução de custos e aumento no número de usuários.

4. O Software desenvolvido:

O ABC LEGAL foi desenvolvido em parceria com a Centersoft Informática LTDA, com o apoio técnico de Santos Pedrozo Viana, tendo como objetivo ser instrumento pedagógico para auxílio no desenvolvimento cognitivo, intelectual, do raciocínio, da atenção e da coordenação motora, visual e auditiva. O design gráfico foi desenvolvido pela Jungton Publicidade, com colaboração do designer Leandro Lopes Pereira. Toda esta etapa foi acompanhada por uma pedagoga para que o ABC LEGAL se tornasse um software de qualidade.

Figura 1 - Tela de Instruções do Uso

O software apresenta instruções tanto escritas como faladas, permitindo que a criança utilize o software sem a necessidade de orientação externa.

Figura 2 - Tela de Menu / Opções

O ABC LEGAL é constituído por cinco etapas para o ensino do alfabeto:

Figura 3 - Tela com todas as letras do Alfabeto

A etapa Conhecendo o alfabeto apresenta à criança as 26 letras do alfabeto. Quando a criança passar o mouse sobre a letra, esta aparecerá em destaque; quando clicar sobre a letra a criança ouvirá o nome da mesma (figura 3). Para reforçar é realizado o trabalho "Pinte somente as letras" (figura 4), onde é disponibilizado um lápis para a criança escolher a cor e pintar as letras; se a criança escolher a opção errada, aparecerá uma mensagem de erro incentivando-a a continuar.

Figura 4 - Tela da atividade Pinte somente as letras

Conhecendo as letras maiúsculas e minúsculas esclarece à criança qual a função das letras maiúsculas e minúsculas. Uma primeira tarefa mostra que a letra maiúscula é usada no início de nomes próprios (pessoas, país, ...), na forma de figuras e nomes, sendo a letra inicial uma hotword; quando a criança clicar sobre o objeto, ouvirá, por exemplo, um esclarecimento que o nome Rodrigo começa com a letra R (figura 5). A apresentação das minúsculas dá-se da mesma forma das maiúsculas, mas são utilizados imagens de seres que iniciam com letras minúsculas: objetos, animais, ... (figura 6).

Figura 5 - Tela das Maiúsculas

 

Figura 6 - Tela das minúsculas

Após ser mostrado à criança o correto uso da letra maiúscula e minúscula, são disponibilizados 26 telas, uma para cada letra, como é sua escrita maiúscula e minúscula. Quando clicadas, as figuras executam um aúdio, por exemplo: "A de avião" (Figura 7). Além disso, o cursor fica em forma de letra, no caso "A". Nesta etapa, também foi criada a "Centopéia do Alfabeto", para que a criança ligue à letra minúscula à sua correspondente maiúscula (Figura 7).

Figura 7 - Tela das Maiúsculas e Minúsculas

 

Figura 8 - Centopéia do Alfabeto

A etapa conhecendo as vogais apresenta à criança as 5 letras do alfabeto que são conhecidas pelo nome de vogais. Após este primeiro contato com as vogais, são oferecidos exercícios para que a criança reforce quais são as vogais, como por exemplo "Ligue a figura à sua letra inicial" (figura 9) e "Complete a palavra" (figura 10), entre outros exercícios. É importante salientar que a partir desta etapa, procurou-se usar as mesmas figuras que foram utilizadas nas 26 telas na etapa "Conhecendo as maiúsculas e minúsculas" para que a criança relacione que as vogais e as consoantes compõem o alfabeto.

Figura 9 - Ligue a figura à sua letra inicial

 

Figura 10 - Complete a palavra

Conhecendo as consoantes apresenta atividades semelhantes à etapa "conhecendo as vogais".

Após o desenvolvimento do software, este foi gravado em CD-ROM (figura 11) , com instruções no encarte (figuras 12 e 13) e no verso da capa do CD-ROM (figura 14).

Figura 11 - CD-ROM ABC LEGAL

Figura 12 - Exterior do Encarte

Figura 13 - Interior do Encarte

Figura 14 - Verso da Capa do CD-ROM

6. Conclusão:

Os educadores estão sendo pressionados à incorporarem as novas tecnologias ao ensino. (ROMISZOWKI, 1992) diz que num futuro muito próximo teremos a tecnologia liderando a educação.

Corremos o risco de ter o treinamento imposto de maneiras não pedagógicas por simplesmente serem soluções mais convenientes política ou econômicamente. Para evitar isto é necessário que os educadores se engajem num programa de pesquisa e desenvolvimento, contribuindo assim para o desenvolvimento de sistemas multimídia interativos para várias situações de educação. O ABC LEGAL se encaixa nesta situação, pois foi desenvolvido para ser um meio interativo para o ensino do alfabeto.

7. Bibliografia:

FERNANDES, Anita Mª da Rocha; BASTOS, Rogério Cid. 1997. Multimídia – uma visão geral. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE INFORMÁTICA, 2ª ed. Santa Maria. Minicurso Polígrafo.

KOZMA, R. 1987. The Implications of Cognitive Pyschology for Computer Based Learning. In: Education Technology, 27 (11), 20-25.

ROMISZOWKI, Alexander; STEFANELLI, Eduardo J. 1992. Planejamento e desenvolvimento de multimídia e hipermídia educacionais. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 8. Ed.

SCHANK, R. C. 1994. Active Learning though Multimedia. In: IEEE Multimedia. 1(1), 69-78.

STAHL, M. M. 1990. Software educacional: características dos tipos básicos. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 1. Ed., RJ.

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