Totem Informativo :

Sistema multimídia de auto-atendimento e seus usuários

Eduardo K. Piveta bidu.sma@zaz.com.br

Santos Vianasantosviana@zipmail.com.br, santos@inf.ufsm.br

Walter Priesnitz Filho - wally1@zaz.com.br

Palavras-chave : Multimídia, Interação Homem-Máquina, Toolbook.

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral a apresentação de um sistema multimídia de auto-atendimento denominado Totem Informativo, com o intuito de descrever os conceitos utilizados para o desenvolvimento do mesmo, suas características e o perfil de seus usuários.

Introdução

Atualmente o desenvolvimento de sistemas de informação vem tomando uma nova forma, melhorando a comunicação entre o sistema informatizado e o usuário final. Essa comunicação é feita através do estabelecimento de interfaces, que permitem a troca de informações de uma maneira interativa.

Os sistemas de informação normalmente buscam automatizar tarefas antes desempenhadas manualmente, de modo a reduzir a necessidade de pessoas que auxiliem quanto ao uso dos mesmos, criando um sistema de auto-atendimento.

Como exemplo disso, podemos citar os terminais de auto-atendimento em instituições financeiras, balcões de informação e urnas eletrônicas.

Os sistemas de auto-atendimento, através de uma interface, simplificam processos à nível de máquina a fim de tornar agradável e fácil a realização do que se deseja fazer, por exemplo: pagar uma conta, obter informações de um local ou votar em um candidato.

Interação homem-máquina

A interação homem-máquina é uma troca de informações onde os agentes interagem mútuamente. Esta troca ocorre por intermédio de uma interface: um conjunto de canais de informação onde é realizada a troca de dados; é o elo de ligação entre o homem e o computador.

As informações demonstradas nesta interface são necessárias para o uso efetivo do computador através de tendências que servem de base para a organização do campo visual.

A interação homem-máquina vem evoluindo e aumentando cada vez mais, principalmente com a utilização de interfaces gráficas (GUI), que permitem o uso mais eficiente de tecnologias como o mouse, dispositivos sensíveis ao toque, bitmaps, etc.

Esta interação é facilitada por diversos critérios ergonômicos a serem aplicados. Um software com boa usabilidade deve ser claro, obediente, adaptável, versátil, seguro, expressivo, prestativo e compatível. O software deve aconselhar o usuário de modo a propiciar um aprendizado rápido , guiando-o de forma de clara e concisa.

Multimídia

De acordo com NORTON (1998), as pessoas já usam computadores há décadas e, até recentemente, o principal meio que o computador usava para transmitir mensagens era visual - texto exibido em tela.

Agora, no entanto, a tecnologia do hardware permite que os computadores façam muito mais. Se dotados de memória suficiente os computadores de mesa modernos são capazes de produzir som e vídeo em completo movimento com a mesma facilidade com que exibem textos. Programas que usam mais de um meio de saída são chamados programas ou aplicativos multimídia.

Segundo FERNANDES (1997), existem sete elementos que, combinados ou não, podem ser incluídos em uma apresentação multimídia para prender a atenção e interesse do usuário: texto, gráfico, fotografia, som, animação, vídeo e interatividade.

Para CÔRTES (1998), a interatividade é uma palavra-chave. Se bem utilizada, ela traduz, a necessidade de participação dos usuários navegando através da apresentação por conta própria. Quando se fornece uma estrutura de elementos vinculados pela qual o usuário pode mover-se, a multimídia interativa torna-se hipermídia.

A hipermídia é um sistema de base de dados que fornece um método não-seqüencial de acesso a informações, sendo "nós" e "ligações" o ponto central deste tipo de sistema . Estes "nós" podem conter tanto informações de textos e gráficos, como informações de outro tipo, tais como imagens e sons digitalizados, seqüências de animação e vídeo interativo (SANTOS, 1997).

O interessante nos sistemas hipermídia é a possibilidade da união de tipos diferentes de informações em um computador, tornando-o um novo meio tecnológico para a aprendizagem e a comunicação.

Toolbook

Toolbook é um sistema de autoria orientado a objetos para desenvolvimento de aplicativos para a plataforma Windows. Como todos os aplicativos Windows, o Toolbook é orientado a eventos. Isto significa que até um evento ser gerado, como o clique de um botão, ou o pressionamento de uma tecla, o sistema fica parado. No Toolbook o desenvolvedor pode decidir o que acontece cada vez que um determinado evento é gerado.

Um aplicativo Toolbook é como um livro: cada tela é composta de uma página e seu fundo. Um único fundo contém uma ou mais páginas e um simples livro pode conter um ou mais fundos.

A interface de um aplicativo Toolbook é composta de objetos, tais como: botões, caixas de edição e imagens. As páginas, os fundos, o livro e a janela que mostra o aplicativo também são objetos no sistema Toolbook.

Entender a métafora do livro e a idéia de que tudo o que é visto no Toolbook é um objeto é a chave para o entendimento deste sistema de autoria.

Descrição do sistema

O Totem informativo é um sistema multimídia desenvolvido em Toolbook com o intuito de fornecer informações referentes a: sinalização de locais, vendas e assistências virtuais, auto-atendimento e automação comercial. Este sistema é ativado pelo toque digital em seu monitor de vídeo. O Totem informativo é de uso público e gratuito e funciona vinte e quatro horas por dia.

O sistema possui diversas áreas, listadas a seguir:

O Totem utiliza-se de um microcomputador Pentium 200 MMX , 64 Mb RAM , HD 2.5 , equipado com placa de vídeo de 4 Mb, placa de som 32 bits, placa de rede, dispositivo apontador com tecnologia touch screen, monitor 14 polegadas, teclado, drive de CD-ROM , no-break 0.6 kva com autonomia de 8 minutos, amplificador e caixas de som e sistema de refrigeração próprio.

"Muitos computadores com telas sensíveis ao toque usam sensores na tela, ou perto dela, capazes de detectar o toque de um dedo, mas outra tecnologia usa a pressão detectada em uma plataforma sob o monitor comum. Neste tipo de dispositivo, sensores em uma plataforma ou caixa plana sob a base do monitor medem o peso do monitos em vários pontos." ( NORTON , 1998 , p. 146 ).

O conteúdo do aplicativo é dinâmico, sendo alterado na medida em que surgem novos anunciantes ou páginas que necessitam atualização sejam modificadas. O sistema também dispõe de um controle de acesso, onde todas as entradas são registradas, sendo possível a emissão de relatórios periódicos sobre o número de consultas a cada página e sobre o caminho utilizado pelo usuário para chegar em determinado assunto.

O Totem também possui um sistema de segurança que bloqueia o mesmo, colocando-o em estado de manutenção. São registradas todas as tentativas de acesso não autorizadas , a data , a hora do acesso e as combinações de senhas utilizadas.

Perfil do usuário do Totem

Através de uma pesquisa de opinião realizada no mês de julho deste ano, foi obtido um perfil dos usuários do Totem. Essa pesquisa foi realizada no próprio sistema, onde os mesmos respondiam um questionário simples, utilizando o toque digital.

As visitas neste período foram cerca de 3000. A maioria das pessoas questionadas já conhecia este tipo de equipamento (cerca de 55%) , o restante afirmou não conhecer sistemas similares. Quanto ao sexo , os usuários do Totem estão igualmente distribuídos, predominando o sexo masculino (53%).

Na sua maioria, os usuários acham o sistema ótimo (cerca de 42%) e bom (22%), em contrapartida 36 % dos entrevistados assinalaram as opções regular (9%) e ruim (27%).

No que tange a facilidade de uso, a maioria dos entrevistados afirmou que o sistema é de fácil uso (54 %), 21% achou o sistema razoável e 25% marcaram a opção difícil.

A faixa etária predominante dos entrevistados é o público jovem (cerca de 64%) : até 15 anos – 29% , de 16 a 25 anos – 35%; seguido pelo público idoso (com mais de 65 anos) que totalizaram 14% do total de consultas . As demais categorias de 26 a 65 anos corresponderam a 23% das pessoas que responderam o questionário.

Os assuntos mais procurados em ordem de preferência são as áreas de lazer e informação, seguido das áreas comerciais.

Quanto à ocupação, os entrevistados distribuem-se segundo o gráfico a seguir:

Gráfico 1 – Distribuição dos entrevistados quanto à

ocupação e locais onde a instalação do Totem foi sugerida

Uma das perguntas feitas pela pesquisa ao usuário questionava-o sobre os lugares que o mesmo gostaria de desfrutar de sistema semelhante. As respostas foram variadas, sendo divididas conforme o gráfico acima.

Algumas telas do Totem:

Figura 1 – Telas do Totem Informativo.

Conclusões

Neste breve artigo tentamos descrever como foi imaginado, projetado, desenvolvido e implantado um sistema de auto-atendimento, utilizando – se como base um equipamento sensível ao toque digital ( Quiosque ) .

Acreditamos que o projeto tenha alcançado seu objetivo inicial, mas nem por isso iremos abandonar a sua evolução.

Algumas metas futuras são a manutenção e consulta ao Totem via Internet, facilitando seu gerenciamento ao mesmo tempo em que disponibiliza o sistema a um maior número de usuários.

 

Bibliografias

  • CÔRTES, Pedro Luiz; FERRADOR FILHO, Antônio Luiz. 1998. Conhecendo e trabalhando com o ToolBook II – Instructor 6.0. São Paulo. Editora Érica.

    DELGADO, Hans Marcelo. 1997. Histórico e tendências da multimídia. [on line] Available http://www.pcs.usp.br/~hdelgado/multi.htm

    FERNANDES, A. M. R.; BASTOS, Rogério Cid. 1997. Multimídia, uma visão geral. In: II Simpósio Nacional de Informática, 2 ed. Santa Maria, Minicurso Polígrafo.

    NORTON, Peter. Conhecendo o PC. 1998

    SANTOS, Neide. 1997. Hipermídias distribuídas e educação. http://www.cos.ufrj.br/ñeide/arigos/hiper_multi.htm

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