UFSM > Informática > ELC117 - Paradigmas de Programação

Preparação

  1. Instale o ambiente de desenvolvimento Java disponível em: http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/index.html

  2. Baixe o programa OlaMundo.java.

  3. Compile o programa:
    javac OlaMundo.java
    
    Supondo que OlaMundo.java defina uma classe OlaMundo, o comando acima produz um arquivo OlaMundo.class, contendo um código (bytecode) interpretável por uma máquina virtual Java.

  4. Execute o programa:
    java OlaMundo
    

Classes, Métodos e Atributos

  1. O arquivo TestaLampada.java contém um exemplo de classe em Java. Qual será a saída para este programa? Compile e execute o programa, verificando se a saída é igual à esperada.

  2. Acrescente um atributo cor à classe Lampada, representado por uma String. Modifique o construtor da classe de modo que a cor default de uma lâmpada seja "amarela". Modifique também a função mostra, de modo a imprimir a cor e o estado da lâmpada. Compile e execute o programa novamente.

  3. Explique o que acontecerá se for incluída a seguinte linha no final da função main do programa TestaLampada.java:
    System.out.println(lamp.estado);
    

  4. Crie um segundo construtor para a classe Lampada. Este construtor deve receber como argumento a cor e o tipo da lâmpada. Modifique a função main de modo a criar uma nova lâmpada com cor verde e tipo fluorescente.

  5. Crie uma classe Java denominada Ponto, que armazene as coordenadas (x,y) de um ponto num plano. A coordenada default para qualquer ponto deve ser (0.0,0.0). Além do construtor, esta classe deve conter:

    • um método que desloque as coordenadas de um ponto (x,y) para as coordenadas (x+dx,x+dy), sendo dx e dy argumentos do método

    • um método que calcule a distância entre 2 pontos (x1,y1) e (x2,y2) segundo o teorema de Pitágoras:
      dx = x2 - x1
      dy = y2 - y1
      distancia = sqrt(dx*dx + dy*dy)
      
      Dica: para o cálculo da raiz quadrada, consulte os exemplos da seção Beyond Basic Arithmetic, na página de tutoriais Java da Sun/Oracle.

  6. Crie um programa Java que utilize a classe Ponto do exercício anterior.

Material de Apoio

Página criada em: Wed Jun 1 17:03:12 BRT 2011. Última atualização em: Wed Jun 1 17:09:34 2011. Autoria: Andrea Schwertner Charão.