3 - Metodologia de Projeto de Sistemas


Os fabricantes de hardware, já algum tempo, vem produzindo máquinas maiores (capacidade), mais rápidas, mais eficientes e mais baratas e isto tem levado aos usuário um sentido generalizado, de que os problemas a serem resolvidos, podem ser maiores, mais complexos e que a solução chegará também mais rápida.

Isto significa que cada vez mais, necessitamos produzir programas maiores (sistemas), mais complexos e também mais baratos do que os que estamos escrevendo hoje.

Mas o que temos notado é um descompasso entre a evolução do hardware em relação ao software.

Particularmente este descompasso encontra-se devido a ausência de uma sustentação teórica adequada para o desenvolvimento de grandes sistemas.

No inico da construção de sistemas, a discussão estava voltada ao programa.

Os programas eram pequenos, e o que se discutia, exemplo mais comentado, era a utilização de GOTO's.

Com o passar do tempo, passou-se a discutir o processo de desenvolvimento de programas maiores.

Este processo relacionava todo o ciclo de vida de um sistema:

Atualmente o processo de construção de sistemas, passa necessáriamente por software dito ferramenta (CASE), que são básicamente programas, que poderão gerar um código fonte para alguma linguagem, mas sua preocupação maior é a criação de diagramas e dicionários para o sistema.

Capitulo3.1? ENCERRAR?