EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
INTRODUÇÃO
Os avanços tecnológicos e a popularidade
da Internet faz com que novas formas de ensino sejam usadas para promover
o interesse, e assim, um maior aprendizado do aluno.Um meio alternativo
de aprendizado é a educação à distância,
que caracteriza-se pela separação do aluno e do instrutor
com a utilização de meios de comunicação que
podem alcançar longas distâncias para possibilitar que os
materiais instrucionais cheguem ao alcance do aluno.
A Educação a Distância é
uma forma de ensino que começou com cursos de correspondência
e atualmente conta com recursos de tecnologia avançados. A difusão
de redes de computadores e o uso da Comunicação Mediada por
Computador aumentaram o número de novos recursos para a Educação
a Distância.
A educação à distância
pode contribuir no ensino com recursos didáticos de apoio as aulas
ministradas, com o alcance de um grande número de pessoas e grupos,
com a adaptação ao ritmo de cada participante e facilitando
a aprendizagem no próprio local de trabalho ou em casa, oportunizando
o aproveitamento do tempo disponível.
Existem várias ferramentas que facilitam
e tornam mais rápida e interessante a comunicação
a distância, tais como: correio eletrônico, newsgroup, IRC,
MOO, WWW, audioconferência e videoconferência.
CONCEITOS
Educação a distância é uma
forma organizada de auto-estudo onde o aluno se instrui a partir do material
de estudo que Ihe é apresentado, onde o acompanhamento e a supervisão
do sucesso do estudante são levados a cabo por um grupo de professores.
Isto é possível de ser feito a distância através
da aplicação de meios de comunicação capazes
de vencer longas distâncias.
Educação/ensino a distância
é um método racional que usa extensivamente os meios de comunicação,
especialmente para o propósito de reproduzir materiais técnicos
de alta qualidade, os quais tornam possível instruir um grande número
de estudantes ao mesmo tempo.
ELEMENTOS CENTRAIS DOS CONCEITOS ACIMA ENUNCIADOS
-
SEPARAÇÃO PROFESSOR-ALUNO - O docente não se
faz presente, mas transmite conhecimentos ao aluno, suscita sua aprendizagem
através do planejamento da instrução, do qual participou,
e dos recursos didáticos que elaborou.
Em muitos cursos na modalidade EAD, há previsão
de momentos presenciais em que o aluno tenha contato direto com o DOCENTE/TUTOR
para dirimir dúvidas e/ou receber explicações complementares
e participar de momentos de avaliação.
-
UTILIZAÇÃO DE MEIOS TÉCNICOS - Atualmente,
não existem distâncias nem fronteiras para o acesso à
informação e à cultura.
Os recursos técnicos de comunicação
(impressos, áudios, vídeos, ...), acessíveis a boa
parte da população, têm possibilitado o grande avanço
da Educação à Distância e se convertido em propiciadores
da igualdade de oportunidades de acesso ao conhecimento e da democratização
das possibilidades da educação.
-
ORGANIZAÇÃO DE APOIO-TUTORIA - É possível
que uma pessoa, dispondo de bons recursos didáticos auto-instrucionais,
seja capaz de aprender sozinha. Existem autodidatas que alcançaram
projeção e sucesso socioprofissional.
A Educação à Distância
pode ser situada entre a Educação Presencial (face a face)
e a solitária (autodidata), pois conta com uma instituição
de ensino que tem por finalidade apoiar o aluno, motivando-o, facilitando
e avaliando continuamente sua aprendizagem.
Enquanto na A Educação Presencial
há uma relação de responsabilidade estabelecida entre
professor/aluno, na Educação à Distância ocorre
a relação instituição/aluno.
-
APRENDIZAGEM INDEPENDENTE E FLEXÍVEL - O cuidadoso planejamento
do processo ensino-aprendizado em EAD possibilita o trabalho independente
e a individualização da aprendizagem, devido à flebilidade
que se poderá imprimir a esta modalidade educativa.
Através da EAD, procura-se não somente
transmitir conhecimentos, mas tornar o aluno capaz de aprender a aprender
e aprender a fazer, de forma flexível, respeitando sua autonomia
em relação ao tempo, estilo, ritmo e método de aprendizagem,
tornando-o consciente de suas capacidades e possibilidades para sua autoformação.
-
COMUNICAÇÃO BIDIRECIONAL - Na EAD, o aluno não
é um simples receptor de mensagens educativas e conteúdos
planejados, produzidos e distribuídos por um centro docente, sem
possibilidade de esclarecimentos e orientações. O aluno pode
responder às questões que lhe são propostas nos materiais
instrucionais, assim como pode propor um diálogo com o seu tutor,
enriquecendo sua atividade de aprendizagem. O diálogo também
pode ser simulado por intermédio da conversação didática
guiada entre docente e aluno, proporcionada pelos materiais de estudo.
A intensidade da comunicação bidirecional pode tornar os
programas de EAD mais ou menos distantes de seus destinatários,
devendo ser dirigida com o maior empenho para que esta distância
tenha o menor significado e influência possíveis.
-
ENFOQUE TECNOLÓGICO - A educação é otimizada
pela tecnologia quando vista sob uma concepção processual
planificada, científica, sistemática e globalizadora. O planejamento
sistemático instrucional e pedagógico é imprescindível
aos sistemas à distância, onde a correção de
problemas, quando surgem, não pode ser feita de imediato.
Em EAD, não podem ocorrer a improvisação
no planejamento e na execução de um programa e a descoordenação
entre os diversos recursos pessoais e materiais de um sistema multimídia,
pois a retroalimentação do sistema não se dá
prontamente, havendo, portanto, desvios e sérios prejuízos
para os alunos.
-
COMUNICAÇÃO MASSIVA - As novas tecnologias da informação
e os modernos meios de comunicação tornaram inesgotáveis
as possibilidades de recepção de mensagens educativas, eliminando
fronteiras espaço-temporais e propiciando o aproveitamento destas
mensagens por grande número de pessoas, dispersas geograficamente.
Pode-se ensinar bem à distância, usando
os meios massivos de comunicação, suprindo com vantagem a
ausência do professor. Observa-se, então, a economia de escala,
já que a mesma mensagem, cujo planejamento e produção
comportaram um custo, pode ser massivamente recebida.
A comunicação massiva não é
possível no ensino presencial, pelas limitações espaço-temporais
da sala de aula e da presença do professor.
OBJETIVOS
-
DEMOCRATIZAR O ACESSO À EDUCAÇÃO - Oferta da
educação para todos. Atendimento aos alunos dispersos geograficamente
e residentes em locais onde não haja instituições
convencionais de ensino. Igualdade de oportunidades educativas, de modo
especial para as pessoas que não puderam iniciar ou concluir seus
estudos.
-
PROPICIAR UMA APRENDIZAGEM AUTÔNOMA E LIGADA À EXPERIÊNCIA
- Formação fora do contexto da sala de aula. Aprendizagem
relacionada às experiências dos alunos, às suas vidas
profissionais e sociais, sem afastamento de seus locais de trabalho.
-
PROMOVER UM ENSINO INOVADOR E DE QUALIDADE - Diversificação
e ampliação das ofertas de estudos e cursos regulares ou
não. Sistema educativo inovador, por sua sistemática e recursos
didáticos instrucionais e de multimídia e papéis previstos
para alunos e professores, desenvolvido em casa, no trabalho ou em centros
locais adequados. Comunicação bidirecional freqüente
como garantia para uma aprendizagem dinâmica e inovadora. Garantia
da qualidade do ensino, pelo planejamento acurado da instrução
e pela elaboração de recursos didáticos por especialistas
de comprovada competência em cada assunto.
-
REDUZIR OS CUSTOS - Custos iniciais altos com a produção
de materiais instrucionais e de apoio e toda a sistemática operacional,
compensados com a economia em escala.
VANTAGENS E DESVANTAGENS:
VANTAGENS:
-
ABERTURA - Eliminação ou redução das
barreiras de acesso aos cursos ou nível de estudos. Diversificação
e ampliação da oferta de cursos. Oportunidade de formação
adaptada às exigências atuais, às pessoas que não
puderam freqüentar a escola tradicional.
-
FLEXIBILIDADE - ausência de rigidez quanto aos requisitos
de espaço (onde estudar?), assistência às aulas e tempo
(quando estudar?) e ritmo (em que velocidade aprender?). Permanência
do aluno em seu ambiente profissional, cultural e familiar.
Formação fora do contexto da sala de aula.
-
EFICÁCIA – O aluno, centro do processo de aprendizagem é
sujeito ativo de sua formação, vê respeitado o seu
ritmo de aprender. Formação teórico-prática,
relacionada à experiência do aluno, em contato imediato com
a atividade profissional, que se deseja melhorar.
-
FORMAÇÃO PERMANENTE E PESSOAL - Atendimento às
demandas e às aspirações dos diversos grupos, por
intermédio de atividades formativas ou não.
Aluno ativo: desenvolvimento da iniciativa, de atitudes, interesses,
valores e hábitos educativos.
-
ECONOMIA - Redução de custos em relação
aos dos sistemas presenciais de ensino, ao eliminar pequenos grupos, ao
evitar gastos de locomoção de alunos, ao evitar o abandono
do local de trabalho para o tempo extra de formação, ao permitir
a economia em escala.
DESVANTAGENS
-
Limitação em alcançar o objetivo da socialização,
pelas escassas ocasiões para interação dos alunos
com o docente e entre si.
-
Empobrecimento da troca direta de experiências proporcionada pela
relação educativa pessoal entre professor e aluno.
-
A retroalimentação ou feedback e a retificação
de possíveis erros podem ser mais lentos, embora os novos meios
tecnológicos reduzam estes inconvenientes.
-
Todos aprendem o mesmo, por um só pacote instrucional, conjugado
a poucas ocasiões de diálogo aluno/docente --- pode ser evitado
e superado com a elaboração de materiais que proporcionem
a espontaneidade, a criatividade e a expressão das idéias
do aluno.
-
Para determinados cursos, a necessidade de o aluno possuir elevado nível
de compreensão de textos e saber utilizar os recursos da multimídia,
ainda que se afirme ser possível alfabetizar à distância,
por rádio.
-
Os resultados da avaliação à distância são
menos confiáveis do que os da Educação Presencial,
considerando-se as oportunidades de plágio ou fraude, embora estes
fatos também possam ocorrer na modalidade presencial.
-
A ambição de pretender alcançar muitos alunos provoca
numerosos abandonos, deserções ou fracassos, por falta de
um bom acompanhamento do processo, embora deva ser feita a devida distinção
entre "abandono real" e "abandono sem começar", o daqueles alunos
que não fazem sequer uma primeira avaliação.
É importante observar que a educação
a distância não pode ser vista como substitutiva da educação
convencional, presencial. São duas modalidades do mesmo processo.
A educação a distância não concorre com a educação
convencional, tendo em vista que não é este o seu objetivo,
nem poderá ser.
Se a educação a distância apresenta
como característica básica a separação física
e, principalmente, temporal entre os processos de ensino e aprendizagem,
isto significa não somente uma qualidade específica dessa
modalidade, mas, essencialmente, um desafio a ser vencido, promovendose
de forma combinada, o avanço na utilização de processos
industrializados e cooperativos na produção de materiais
com a conquista de novos espaços de socialização do
processo educativo.
A Educação a Distância começou
com os cursos por correspondência na Europa, este meio foi muito
usado até a década de sessenta quando o rádio e a
televisão instrucional tornaram-se populares.
Após, novas tecnologias como audiocassetes, videocassetes, emissões
de televisão, videotexto interativo, conferências por computador,
videoconferências, CD-ROM foram utilizadas para a Educação
a Distância.
Hoje, um meio que está em crescente uso para
Educação a Distância é a Internet, que usa ferramentas
como e-mail, WWW, IRC (Internet Relay Chat), possibilitando a elaboração
de Cursos a Distância com avançados recursos multimídia.
As principais características da Interente
são:
-
rapidez e abrangência: além da possibilidade de comunicação
em tempo real permitida por algumas ferramentas como IRC, mensagens de
correio eletrônico e páginas disponibilizadas em servidores
WWW podem ser recebidas e visualizadas, rapidamente, em qualquer parte
do mundo.
-
maior interação: estudos em instituições educacionais
que usam interações baseadas em computadores demonstram um
grande aumento nas interações entre aluno e professor comparadas
as interações do ensino tradicional. Entre os principais
fatores responsáveis por este aumento pode-se citar:
-
a eliminação da barreira da timidez;
-
maior flexibilidade oferecida aos alunos que possuem outras responsabilidades;
-
existe menos casos de participações dominantes, e também
poucos casos de alunos que permanecem sem participar das discussões;
-
alunos relatam que trabalham mais e produzem um material de maior qualidade
principalmente porque seus trabalhos serão vistos por várias
pessoas.
-
variedade das ferramentas disponíveis: desde as ferramentas em modo
texto assíncronas, como é o caso do correio eletrônico,
até as ferramentas multimídia síncronas como as ferramentas
de videoconferência, garantindo maior flexibilidade
na escolha da forma mais apropriada de comunicação
a cada caso particular de ensino;
-
eliminação nos atrasos de disponibilização
do material instrucional: nos meios tradicionais a distribuição
de material impresso é realizada pelo sistema postal e exige a impressão
do número de cópias necessárias, e postagem
de cada uma delas, implicando em muitos gastos, esforços e na perda
de um tempo considerável. Através das ferramentas como o
correio eletrônico, newsgroup e WWW, é possível a disponibilização
instantânea do material instrucional, eliminando os atrasos de publicação
e distribuição.
FERRAMENTAS
Correio Eletrônico
É usado para comunicação
entre professor e aluno ou entre um grupo de pessoas através de
listas de correio eletrônico. Como é uma ferramenta assíncrona
tem a vantagem de que cada pessoa pode enviar ou receber mensagens independente
de tempo.
IRC (Internet Relay Chat)
Esta ferramenta tem a vantagem de permitir comunicação
dinâmica e interativa já que usa uma janela comum onde o que
é escrito por um participante pode ser lido imediatamente por outro.
A desvantagem é que é uma ferramenta síncrona, portanto
os participantes devem estar conectados ao mesmo tempo eliminado a flexibilidade
de horário.
WWW ( World Wide Web)
O WWW é um sistema baseado em hipermídia.
A interação do WWW com seus usuários é feita
através de um hipertexto que é basicamente um texto normal
com uma exceção: um hipertexto possui ligações
em seu texto para outros documentos, permitindo uma leitura não
linear do texto.
Um hipertexto no WWW pode conter diversos tipos de informação
como: som, imagem, animações, filmes e textos. Neste caso
ele é chamado de hipermídia, por reunir num hipertexto outra
mídias.
As principais aplicações do WWW no ensino à distância
são: [OTS 98]
-
divulgação de informações administrativas:
anunciar informações tais como: as normas da
instituição, cursos disponíveis, informações
sobre os professores e alunos, cronograma das atividades acadêmicas,
resultados de avaliações, entre outras informações;
distribuição de material instrucional baseado em texto,
os tutoriais.
-
aplicações educacionais interativas: a interatividade entre
o aluno-aplicação WWW ou entre aluno-aluno
e aluno-professor pode ser implementada através dos Forms e CGI's
(Common Gateway Interface), ou através de
aplicações em Java e Javascript. Assim estas ferramentas
fornecem ao WWW um enorme potencial, permitindo que este se torne um eficiente
meio de aprendizagem remota multimídia e
interativo.
Videoconferência
Videoconferência é a capacidade de suportar comunicação
através de áudio e vídeo, em ambos os sentidos, ou
seja duas ou mais pessoas em locais diferentes, podem se ver e escutar
um ao outro, ao mesmo tempo [TRE 96].
Conclusão
A educação a distância é
um recurso de incalculável importância como modo apropriado
para atender a grandes contingentes de alunos de forma mais efetiva que
outras modalidades e sem riscos de reduzir a qualidade dos serviços
oferecidos em decorrência da ampliação da clientela
atendida.
Para pessoas que não tem disponibilidade
de horário ou estejam em localidades geográficas onde não
se tem curso de seus interesses a Educação a Distância
é uma ótima alternativa.
A Internet possibilita muitos cursos on-line onde
o usuário pode aumentar seu conhecimento sem sair da frente de seu
computador para isso foram citadas diversas ferramentas que tornam o ensino
mais rápido e interessante.
Várias pesquisas e trabalhos têm relatado
o Ensino a Distância ligado ao computador, pois é uma tendência
futura de ensino. Também tem-se feito esforços para que os
cursos on-line sejam válidos com os cursos tradicionais.
Bibliografia
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- Janeiro de 97
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Aplicações e Perspectivas. I Escola de Informática
da SBC - Edição Nordeste. Livro Texto. Recife e Natal 11
- 14 novembro 97
[GUE 98] GUEDES, A. L.;GUEDES, F. L.; FAVERO, A. L. Ensinando Informática
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Livro Texto. Santa Maria/RS 22 - 25 de Setembro de 98.
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O que é Educação à Distância? Documento
On Line no WWW <http://penta.ufrgs.br/edu/edu1_1.html>