EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

INTRODUÇÃO

    Os avanços tecnológicos e a popularidade da Internet faz com que novas formas de ensino sejam usadas para promover o interesse, e assim, um maior aprendizado do aluno.Um meio alternativo de aprendizado é a educação à distância, que caracteriza-se pela separação do aluno e do instrutor com a utilização de meios de comunicação que podem alcançar longas distâncias para possibilitar que os materiais instrucionais cheguem ao alcance do aluno.
    A Educação a Distância é uma forma de ensino que começou com cursos de correspondência e atualmente conta com recursos de tecnologia avançados. A difusão de redes de computadores e o uso da Comunicação Mediada por Computador aumentaram o número de novos recursos para a Educação a Distância.
    A educação à distância pode contribuir no ensino com recursos didáticos de apoio as aulas ministradas, com o alcance de um grande número de pessoas e grupos, com a adaptação ao ritmo de cada participante e facilitando a aprendizagem no próprio local de trabalho ou em casa, oportunizando o aproveitamento do tempo disponível.
    Existem várias ferramentas que facilitam e tornam mais rápida e interessante a comunicação a distância, tais como: correio eletrônico, newsgroup, IRC, MOO, WWW, audioconferência  e videoconferência.

CONCEITOS

    Educação a distância é uma forma organizada de auto-estudo onde o aluno se instrui a partir do material de estudo que Ihe é apresentado, onde o acompanhamento e a supervisão do sucesso do estudante são levados a cabo por um grupo de professores. Isto é possível de ser feito a distância através da aplicação de meios de comunicação capazes de vencer longas distâncias.
    Educação/ensino a distância é um método racional que usa extensivamente os meios de comunicação, especialmente para o propósito de reproduzir materiais técnicos de alta qualidade, os quais tornam possível instruir um grande número de estudantes ao mesmo tempo.

ELEMENTOS CENTRAIS DOS CONCEITOS ACIMA ENUNCIADOS

OBJETIVOS

VANTAGENS E DESVANTAGENS:

VANTAGENS:

DESVANTAGENS

    É importante observar que a educação a distância não pode ser vista como substitutiva da educação convencional, presencial. São duas modalidades do mesmo processo. A educação a distância não concorre com a educação convencional, tendo em vista que não é este o seu objetivo,  nem poderá ser.

    Se a educação a distância apresenta como característica básica a separação física e, principalmente, temporal entre os processos de ensino e aprendizagem, isto significa não somente uma qualidade específica dessa modalidade, mas, essencialmente, um desafio a ser vencido, promovendo­se de forma combinada, o avanço na utilização de processos industrializados e cooperativos na produção de materiais com a conquista de novos espaços de socialização do processo educativo.

    A Educação a Distância começou com os cursos por correspondência na Europa, este meio foi muito usado até a década de sessenta quando o rádio e a televisão instrucional tornaram-se populares.
Após, novas tecnologias como audiocassetes, videocassetes, emissões de televisão, videotexto interativo, conferências por computador, videoconferências, CD-ROM foram utilizadas para a Educação a Distância.

    Hoje, um meio que está em crescente uso para Educação a Distância é a Internet, que usa ferramentas como e-mail, WWW, IRC (Internet Relay Chat), possibilitando a elaboração de Cursos a Distância com avançados recursos multimídia.

    As principais características da Interente são:

FERRAMENTAS

Correio Eletrônico

     É usado para comunicação entre professor e aluno ou entre um grupo de pessoas através de listas de correio eletrônico. Como é uma ferramenta assíncrona tem a vantagem de que cada pessoa pode enviar ou receber mensagens independente de tempo.

IRC (Internet Relay Chat)

     Esta ferramenta tem a vantagem de permitir comunicação dinâmica e interativa já que usa uma janela comum onde o que é escrito por um participante pode ser lido imediatamente por outro. A desvantagem é que é uma ferramenta síncrona, portanto os participantes devem estar conectados ao mesmo tempo eliminado a flexibilidade de horário.

WWW ( World Wide Web)

     O WWW é um sistema baseado em hipermídia. A interação do WWW com seus usuários é feita através de um hipertexto que é basicamente um texto normal com uma exceção: um hipertexto possui ligações em seu texto para outros documentos, permitindo uma leitura não linear do texto.
Um hipertexto no WWW pode conter diversos tipos de informação como: som, imagem, animações, filmes e textos. Neste caso ele é chamado de hipermídia, por reunir num hipertexto outra mídias.
As principais aplicações do WWW no ensino à distância são: [OTS 98]

Videoconferência

Videoconferência é a capacidade de suportar comunicação através de áudio e vídeo, em ambos os sentidos, ou seja duas ou mais pessoas em locais diferentes, podem se ver e escutar um ao outro, ao mesmo tempo [TRE 96].

Conclusão

    A educação a distância é um recurso de incalculável importância como modo apropriado para atender a grandes contingentes de alunos de forma mais efetiva que outras modalidades e sem riscos de reduzir a qualidade dos serviços oferecidos em decorrência da ampliação da clientela atendida.
    Para pessoas que não tem disponibilidade de horário ou estejam em localidades geográficas onde não se tem curso de seus interesses a Educação a Distância é uma ótima alternativa.
    A Internet possibilita muitos cursos on-line onde o usuário pode aumentar seu conhecimento sem sair da frente de seu computador para isso foram citadas diversas ferramentas que tornam o ensino mais rápido e interessante.
    Várias pesquisas e trabalhos têm relatado o Ensino a Distância ligado ao computador, pois é uma tendência futura de ensino. Também tem-se feito esforços para que os cursos on-line sejam válidos com os cursos tradicionais.

Bibliografia

[EIC 97] EICK, A. A. Utilização de Agentes para Ensino à Distância na Internet. CPGCC. Trabalho Individual I. Informática/UFRGS - Janeiro de 97

[FER 97] FERNANDES, J. H. C. Ciberespaço: Modelos, Tecnologias, Aplicações e Perspectivas. I Escola de Informática da SBC - Edição Nordeste. Livro Texto. Recife e Natal 11 - 14 novembro 97

[GUE 98] GUEDES, A. L.;GUEDES, F. L.; FAVERO, A. L. Ensinando Informática com o Auxílio da Internet. III Simpósio Nacional de Informática. Livro Texto. Santa Maria/RS 22 - 25 de Setembro de 98.

[NUN 98] NUNES, I. B. Noções de Educação à Distância. Documento On Line no WWW <http:// www.alternex.com.br/~ined/ivonio1.html>

[OTS 98] OTSUKA, J. L. Fatores Determinantes na Efetividade de Ferramentas de Comunicação Mediada por Computador no Ensino à Distância. Documento On Line no WWW <http://penta.ufrgs.br/pesquisa/joice/joice_ti.html>

[SAN 96] SANTOS, G. S. Núcleo de Educação à Distância. Documento On Line no WWW <http://www.nce.ufrj.br/~gabriela>

O que é Educação à Distância? Documento On Line no WWW <http://penta.ufrgs.br/edu/edu1_1.html>