next up previous
Next: O sistema binário Up: Computadores Quânticos Previous: Computadores Quânticos

A Cronologia digital das máquinas computacionais

Em 1623 Wilhelm Schickard (1592-1635), de Tuebingen, Wuerttemberg (agora na Alemanha), faz seu "Calculating Clock". Sendo uma maquina de 6 digitos e que somava e subtraia eque tocava um sinal quando acontecia um overflow. Montada em uma máquina que era um conjunto de haste Napier's (ou ossos), e sua memória que ajudava na mutiplicação. A máquina e os planos foram perdido e esquecidos em uma guerra que estava iniciando.

Em 1674 Gottfried Wilhelm von Leibniz (1646-1716), de Leipzig, desenha seu "Stepped Reckoner", que é construido por um homem chamado Olivier, de Paris. Ela usava um carro móvel que podia mutiplicar operando de 5 e 12 dígitos. Mas o mecanismo de carro requeria uma interveção do usuário e não se podia trabalhar em todos os casos.

Em 1886 Dorr E. Felt (1862-1930), de Chicago, faz seu "Comptometer". esta é a primeira calculadora onde os operandos são entrados pressionado-se teclas sua façanha somente foi possível porque ele invetou um mecanismo de carro rápido e que não agia quando as teclas retornavam depois de pressionadas.

Em 1935 International Business Machines introduz o "IBM 601", uma máquina de cartão furado com uma unidade aritmética baseada em retransmissão e capaz de realizar uma mutiplicação em um segundo. A máquina torna-se importante cientificamente e comercialmente e são construida 1500 máquinas aproximadamente.

Nov 1939 John V. Atanasoff (1903-) e estudante graduado Clifford Berry (?-1963), de Iowa State College (agora a Iowa State University), Ames, Iowa, completa um protótipo somador de 16 bits. Está é a primeira máquina para calcular contruída com válvulas.

Nov 1945 John W. Mauchly (pronounced Mawkly; 1907-80) e J. Presper Eckert (1919-) e sua equipe da Moore School of Electrical Engineering, da University of Pennsylvania, Philadelphia, completa um projeto secreto para US Army's Ballistics Research Lab: uma calculadora programável chamada "ENIAC" ("Electronic Numerator, Integrator, Analyzer, and Computer").

A aquitetura ENIAC's assemelha-se ao `` Harvard Mark I'', mas seus componetes são inteiramente eletrônicos, tendo 17,468 vávulasvas. A pesava cerca de 30 tons, cobria uma área em torno de 1000 pés quadrados do andar e consumia de 130 ou 140 kilowats de eletricidade.

A máquina incorporava 20 accumulators (o projeto original era para 4). Os acumuladores e as outras unidades eram todas conectadas por vários barramentos de dados e um conjunto de "program lines" para o sincronismo. Cada acumulador armazenava números de 10 dígitos,usando 10 bits para cada dígito. e também incorporava circuitos capazes de adicionar números vindo de um barramento para o acumulador e para transmitir o número armazenado ou seu complemento para um barramento.

Uma unidade separada melhorava o desempenho da multiplicação para algo em torno de 3 millisegundos, equanto outra realizava divisão e raiz quadrada; ambas unidades usavam os barramentos para as entradas e saídas. havia registradores constantes como no Harvard Mark I: 104 registradores de 12 dígitos formando uma matriz chamada de "function table".

O Relógio do ENIAC apresentavam velocidades de 100 kHz.


next up previous
Next: O sistema binário Up: Computadores Quânticos Previous: Computadores Quânticos
Marcelo Trevisan
1999-03-11