Isador Isaac Rabi Nobel de Física em 1944, foi o primeiro a descrever o procedimento para escrever informções em um sistema quântico. Aplicado ao hidrogênio seu método trabalha da seguinte forma: Imagine um átomo de hidrogênio em seu estado fundamental tendo energia E0, para escrever um bit zero não se faz nada e para escrever um bit um deve-se fazer com que o átomo vá para o estado excitado com energia E1. Aplicando-se um banho de laser fazendo com que o fóton tenha uma quantidade de energia igual a diferença entre os estados E1 e E0. Se o laser tem intesidade própria e intervalo de aplicação corretos o átomo gradualmente movimentar-se-á do estado fundamental para o estado excitado, desta forma seu elétron absorve um fóton, se o átomo já está no estado exitado o mesmo pulso faz com que o seu elétron emita um fóton e retorne ao estado fundamental. Em termos de informações, o pulso diz ao átomo para flipar seu bit.
O que significa gradualmente? Um campo elétrico oscilante tal como um laser guia um elétron de um átomo de um estado de menor para o de maior energia. Cada vez que a onda oscilante age em torno do átomo seu elétron ganha um pequeno empurrão. Quando o fóton no campo tem uma energia igual a diferença entre os estados E0 e E1, este empurrão coincide com o movimento do elétron e gradualmente converte a onda correspondente para o elétron em uma superposição de ondas tendo diferentes energias. A amplitude da onda associada com seu elétron no estado fundamental diminuirá continuamente ao passo que a amplitude da onda associada com o estado excitado crescerá. Neste processo o bit de informação flipará para o estado excitado. Quando o fóton tem uma frequência errada o empurrão que ele causa é fora de sincronismo e nada acontece.
Quando a luz correta é aplicada por um certo intervalo de tempo fará com que o átomo flip de zero para um , ou seja o átomo está em um estado igual a superposição da onda correspondente a zero e a onda correspondente a um, cada um com a mesma amplitude. Neste caso o qubit ou bit quântico esta meio flipado. Em contra partida o bit clássico sempre apresenta zero ou um, ou seja capacitor a meia carga causará um erro, Mas um bit meio flipado abre as porta para um novo tipo de computação.