|
|
 
Exercício de Redes de Computadores
Orientações Gerais:
Este trabalho busca a sedimentação de seus conhecimentos práticos sobre Redes.
Parte I
Desenvolva uma classe chamada Cliente, que deve ser capaz de criar uma conexão via Sockets com uma máquina remota. Objetos dessa classe devem responder aos seguintes métodos:
- void conecta(String maquina, int porta) que tenta criar uma conexão remota com a máquina na porta dada. Caso consiga, deve criar também fluxos de entrada e saída para comunicação com a maquina. O fluxo de entrada deve utilizar a classe BufferedReader ao invés da DataInputStream.
- void desconecta(String maquina, int porta) que fecha uma conexão remota com a máquina na porta dada.
- void envia(String dado) que envia uma string usando o fluxo de saída
- String recebe() que recebe uma string usando o fluxo de entrada
Parte II
Desenvolva uma classe chamada Servidor, que deve ser capaz de aceitar uma conexão via Sockets com uma máquina remota. Objetos dessa classe devem responder aos seguintes métodos:
- void inicia(int porta) criar os sockets necessários para um servidor na porta fornecida.
- void emEspera() deve esperar por uma conexão na porta criada por inicia e, quando houver uma conexão, deve criar fluxos de entrada e saída para comunicação com o cliente. O fluxo de entrada deve utilizar a classe BufferedReader ao invés da DataInputStream.
- void termina(int porta) fecha todos os sockets e fluxos associados à porta
Deadline:
Data de entrega (via e-mail para candia@inf.ufsm.br contendo no assunto "Trabalho-Espec-Web" e o nome do aluno): até as 24:00 hs de 11/08/2005
|