Baterias de celulares


As baterias dos telefones celulares tem vida útil pré-determinada. Após um determinado número de recargas, o desempenho começa a degradar. De repente, parece que elas não "seguram" mais a energia: mesmo cheias, a carga delas não dura muito tempo.

Sinal de que é hora de trocar a bateria por uma nova. Mas o que fazer com a antiga? Jogar no lixo? De forma alguma. Devemos seguir algumas recomendações:

Primeiramente, verifique o no manual de seu celular se ele traz recomendações de de como e onde pode ser destionado após o término de vida útil.

A recomendação dos especialistas, portanto, é que o consumidor leve a bateria usada de seu celular para um posto de venda de qualquer fabricante ou operadora, onde o material - ao menos em tese - será encaminhado para armazenamento seguro.



        Alguns locais de recolhimento:

Algumas lojas que trabalham com franquias de operadoras de celular também podem receber esse tipo de material.

- CMID:

Aqui Santa Maria/RS, o Centro Marista de Inclusão Digital (CMID) recebe todo o tipo de equipamento de celulares(aparelho, bateria, carregador)para a realização do recondicionamento e reciclagem.



        Riscos associados

    Assim pilha comum, as baterias de celulares também contém, geralmente, três metais pesados: zincochumbo e manganês, além de substâncias perigosas como o cádmio, o cloreto de amônia e o negro de acetileno. A pilha de tipo alcalina contém também o mercúrio, uma das substâncias mais tóxicas que se conhece. O perigo ocorre quando se joga uma pilha ou bateria no lixo comum, pois há o risco dessas substâncias e metais pesados entrarem na cadeia alimentar humana, causando sérios danos à saúde. Metais como o chumbo podem provocar doenças neurológicas; o cádmio afeta condição motora, assim como o mercúrio.



        Artigos sobre o assunto

[1]Baterias de celulares: resíduo problemático Publicado em 2 de maio de 2007.



   Topo    |    Home