Família Pasqualin

Importante: A família Pasqualin que eu pequisei foi a família originária de Vale Vêneto, estado do Rio Grande do Sul. Existe uma família Pasqualin originária do estado do Paraná, a qual não faz parte da minha pesquisa.

É possível notar através do meu sobrenome que sou descendente de Italianos. Entre os anos de 2007-2011 tive interesse em descobrir as origens da minha família e obter o reconhecimento da cidadania italiana. Vou descrever nessa seção alguns fatos interessantes que descobri durante as pesquisas. Se você também for um Pasqualin ou Pasqualini ou variações me mande um email, pois estou montando a genealogia da família nesse site.

A origem da minha família começa em Treviso,  província pertencente ao Veneto, norte da Itália em 1877, quando meu trisavô Angelo Pasqualin embarcou no porto de Gênova em 12/12/1877 para imigrar para o Brasil. Angelo Pasqualin nasceu em 07/03/1848, sendo filho de Antonio Pasqualin e Regina Sartoretto. Chegou ao Brasil, no porto do Rio de Janeiro em 11/01/1878 a bordo do Vapor Ester, sendo integrante de uma das primeiras turmas de imigrantes a ocupar os lotes da recém criada Colônia Silveira Martins, ou 4ª Colônia. Aqui a lista de passageiros do Vapor . Ver página 13, passageiro 390.

A viagem durou cerca de 1 mês no vapor e mais 1 mês aqui no Brasil, até chegar ao RS. Do Rio de Janeiro até Porto Alegre e depois até o barracão da Colônia em Val de Buia (hoje a localidade pertence ao município de Silveira Martins - RS). Após chegarem ao barracão, os imigrantes foram designados aos seus lotes de terras devolutas. Receberam do governo brasileiro verdadeiras florestas, além disso os lotes eram muito distantes de qualquer cidade, além de não ter nenhuma estrada. Nesse caso, os que chegaram doentes ou que adquiriram alguma doença na viagem não tinham como serem tratados. Os imigrantes trabalhavam um período por mês abrindo as estradas que ligavam a outras colônias e até as cidades.

Como pode ser visto na lista de passageiros, ele veio sozinho e solteiro para o Brasil. Assim, em 02/02/1880 casou-se no Brasil com Caterina Pasqua Pascottini, filha de Leonardo Pascottini e Maddalena Brondani, nascida em 31/03/1861, em Gemona del Friuli, conforme registro de batismo.

No período de 1881 à 1898 Angelo e Caterina tiveram 14 filhos aqui no Brasil, na localidade conhecida atualmente por Vale Vêneto, distrito de São João do Polesine. Eu descendo do 10º filho, Pedro Pasqualin, nascido em 14/08/1892 (meu bisavô).  Depois do primeiro filho do Pedro, o Américo Pasqualin nascido em 1919 e depois do primeiro filho do Américo, o Mário Ernani Pasqualin nascido em 1942.

Perto do lote onde Angelo morou, foi construída a capela de San Valentin em 1893. A capela foi construida em virtude de uma promessa que o imigrante Giovanni Falischia Venturini fez a São Valentin. Todos os moradores da região contribuíram para a construção da mesma. Todos os anos, no último domingo de fevereiro existe a festa de São Valentin. Maiores detalhes sobre a capela podem ser encontradas aqui.

Durante as pesquisas encontrei no cartório de Faxinal do Soturno o registro do filho caçula do casal Angelo e Caterina. O filho foi registrado como Pasqualini, e consegui tirar uma foto da assinatura do Angelo aqui. Me emocionei quando a vi. Como disse Lea Beraldo em seu site: a assinaturinha trêmula ... desenhada por mãos mais afeitas ao cabo de uma enxada do que a uma pena .

Angelo Pasqualin faleceu em 03/12/1923 com 75 anos em Vale Vêneto, assim como a sua Caterina em 17/05/1927 com 67 anos. Deixaram essa história incrível de coragem, luta e fé para os seus descendentes. Um exemplo de vida, o qual tenho orgulho em compartilhar com todos.

Mais informações sobra a história da 4ª Colônia existe esse ótimo livro. Se está com dificuldades em encontrar certidões na Itália, ou não sabe a origem do ancestral, recomendo os serviços de Venezia Busca de Documentos. Conseguiu encontrar a certidão do Angelo sem eu saber a localização exata, além de ter cobrado pelo serviço somente após ter localizado a certidão.

Em outubro de 2014 eu consegui finalizar o processo de busca e retificação das certidões e pude solicitar o agendamento para reconhecimento da cidadania italiana no Consulado Italiano de POA. Meu número na fila é o 15055.