ÁREA DE ATUAÇÃO:

• Softwares Educacionais

EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS:

Data Função Duração Establecimento / Cidade
1993 Instrutor de Informática: Curso Introdução à informática e BASIC. 6 meses DataSul System's, São Vicente do Sul
1994 Gerência Comercial 6 meses DataSul System's, São Francisco de Assis.
1995 Administrador de CPD (Turno - tarde): auxílio no desenvolvimento de uma ferramenta para simulado do exame do vestibular (desenvolvida em Toolbook), coordenação de cursos: Introdução à Infomática, Windows 95, Internet, Corel Draw, Curso técnico para Professores. 2 anos Pré-Vestibular Riachuelo , Santa Maria.
1997 Cursos de Montagem e Manutenção de Computadores PC;

Cursos de Programação utilizando a ferramenta Visual Basic da Microsoft.

1 ano Autônomo, Santa Maria.
1998 Gerente técnico: Atuando no controle e desenvolvimento de softwares (ABC Legal, Totem Informativo, Vitrine Eletrônica, Tutor de Digitação, Share Packs, Controle de Caixa Sintético e cursos (neste útlimo item fomos pioneiros na criação do pacote composto pelo curso de informática com curso de inglês e digitação como brindes. 2 anos Centersoft Informática, Santa Maria.

CURSOS, PALESTRAS E SIMPÓSIOS:

Data Conteúdo Carga Horária Instituição / Local
1989 Sistema Operacional PC-DOS. 30 horas Fatec- Fundação de Apoio à Tecnologia / Universidade Federal de Santa Maria.
1989 DBASE IV: Programação Comercial. 30 horas Fatec - Fundação de Apoio à Tecnologia / Universidade Federal de Santa Maria.
1997 Visual Basic: Programa Comercial para ambiente Windows. 40 horas Instituto Riachuelo de Ensino / Santa Maria.
1998 III Simpósio Nacional de Informática: Mini-Curso - Design de Software Educativo. 4 horas Centro Universitário Franciscano / Santa Maria.
1998 III Simpósio Nacional de Informática.

40 horas

Centro Universitário Franciscano / Santa Maria.

1998 II EREC: Encontro Regional dos Estudantes de Computação.

40 horas

Centro Universitário Franciscano / Universidade Federal de Santa Maria.

1998 VI ERI: Escola de Informática da SBC -Pelotas. 60 horas SBC / PUC-PR / FURB, UCPel e UFPel, Pelotas.
1998 3ª JORINFOC: Jornada de Informática Centenarista. 40 horas Centenário / Faculdades Metodistas, Santa Maria.
1999 II Mostra de Iniciação Científica da ULBRA, com publicação e apresentação de Artigo Científico "Totem Informativo: Sistema Multimídia de Auto-Atendimento e seus Usuários". 30 horas Universidade ULBRA - Campus Cachoeira do Sul, Cachoeira do Sul.
1999 IV Simpósio Nacional de Informática: Programa: Palestra Sr. Dagomir Marquezi - Jornalista e Escritor da INFO EXAME; Minicurso de Gerência e Administração de Redes; Sistemas de Apoio a Decisão; Perícia Criminal na Área de Informática; Banco de Dados Orientado à Objetos; Ferramentas de Automação Comercial para Escritórios - Linux; Modelagem OOHDM; Design de Interface; Informática e Educação - Novos Desafios; Trabalho Cooperativo na Web. 40 horas Centro Universitário Franciscano, Santa Maria.
1999 II Ciclo de Palestras Objetiva JR: A Tecnologia como Ferramenta para o Sucesso. 4 horas Empresa Júnior da Universidade Federal de Santa Maria / Universidade Federal de Santa Maria.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Título Assunto Informações Complementares
Developping with Asymetrix ToolBook: Applied Programming Theory ProgramaçãoMultimídia Autor: Stephen F. Hustedde. Ed. ITP -
International Thomson Publishing
Company. 1996
Eletônica Digital Técnico Autor: Mairton Melo. Ed. Makron Books. 1993
Como Montar, Configurar e Expandir seu PC de 200 a 500 MHz Montagem e Configuração de Computadores Autor: Laércio Vasconcelos. Ed. LCV. Junho de 1998.
Manual de Manutenção e Expansão de PC's Montagem e Manutenção de Computadores Autor: Laércio Vasconcelos. Ed. LCV. Novembro de 1998.
Guia do Usuário Microsoft Windows 3.1 Ambiente Gráfico Microsoft Corporation.
Power Point 97 Programa Gráfico de Apresentações Microsoft Corporation
Microsoft Access Gerenciamento de Banco de Dados Relacional Microsoft Corporation
Microsoft Excel Programa de Planilha Eletrônica Microsoft Corporation
Microsoft Word Programa Editor de Textos Microsoft Corporation
Construindo uma Intranet com o Windows NT 4 Sistema Operacional Autor: Scott Zimmerman. Ed. Makron Books. 1997.
Qualidade em Software: Manual de Aplicação ISO-9000 Técnico Autor: Newton Braga Rosa. Ed. Makron Books. 1995.
Aprenda Sozinho Como Criar Home Pages Programação Autor: Caíque Severo. Ed. L&PM. 1996.
A Empresa na Velocidade da Pensamento: Usando um sistema nervoso digital Negócios Autor: Bill Gates. Ed. Companhia das Letras. 1999.

Home | Dados Pessoais | Áreas de Atuação

Artigos e Trabalhos| Links e Apostilas | e-mail