Unidade 2 - Metodologias de Projetos de Programas
Metodologia de programação, ou programação
estruturada, é um método sistemático para o desenvolvimento
e verificação de programas.
Normalmente quando nos é dado um problema, vamos ao computador
e criamos um programa.
Este método funciona quando temos um problema que irá
gerar um programa de poucas linhas, mas não funcionará quando
o programa for um pouco mais extenso.
Não existe um método segundo o qual se elaboram programas,
existe estilo ou falta de estilo, existe clareza de raciocínio ou
ausência, existe criatividade ou não que contribuirão
para a qualidade de um trabalho. (Peter J. Denning, ACM Computing - dezembro
1994).
A QUALIDADE de um programa normalmente é expressa pela seguintes
afirmativas:
- - O programa funciona - Nunca devemos esquecer de que
a característica de um programa é que ele funcione, e isto
parece ser óbvio, embora seja difícil encontrar erros em
programas de tamanho significativo, mas eles existem.
- - O programa não tem erros - Muitos programadores
aceitam erros no programa como uma consequência natural da condição
humana. Dizem eles:"Errar é humano". Isto é um
paradigma. O correto é acertar. Acertamos muito mais vezes que erramos.
É responsabilidade do Analista e do programador assegurar-se de
que o programa não contenha erros.
- - O programa é bem documentado - É importante
que um programa seja bem documentado, tanto para o usuário externo,
como para aquele outro programador que irá fazer a sua manutenção.
A utilização de help em hipertextos, tem melhorado bastante
a utilização do programa pelo ususário externo.
- - O programa é eficiente - É também
importante que um programa funcione de acordo com as especificações
de projeto. Programas requerem um processo contínuo de manutenção
e modificação para acompanharem as mudanças de especifições
e de tecnologia. Isto pode ser facilmente visualizado porque todo o programa
comercialmente de sucesso tem seu nome acompanhado de sua versão.
Um programa de fácil manutenção, ou seja, de fácil
leitura e de fácil manutenção que funcione corretamente
conforme as especificações de projeto é um programa
eficiente.
- - O programa é fácil de usar - Até
pouco tempo esta caracteristica de qualidade era pouco difundida, mas com
a introdução de ambientes gráficos para operação
de um programa, o usuário externo cada vez mais quer falar a sua
linguagem natural, seja ela por palavras, movimento ou simbolos.
No capítulo 3 iremos ver algumas formas de
melhor desenvolvermos a lógica de um problema, com a finalidade
de torná-lo mais intelegivel, portável, confiável
e de facil munutenção.
Quer passar para o capitulo 2.1 ou quer
encerar?